sábado, 25 de novembro de 2017

Contactores - Como funciona e o que são

  CONTACTOR - Relés eletromecânico

 Quando um Relé é usado para mudar uma grande quantidade de energia elétrica através de seus contatos, é designado por um nome especial: CONTACTOR .
 Os contactores normalmente têm vários contatos, e esses contatos geralmente (mas não sempre) normalmente são abertos, de modo que a energia da carga é desligada quando a bobina é desenergizada. Talvez o uso industrial mais comum para contatores seja o controle de motores elétricos.


 Os três principais contatos mudam as fases respectivas da corrente alternada trifásica de entrada , normalmente pelo menos 480 Volts para motores de 1 cavalo-vapor ou superior.
 O contato mais baixo é um contato "auxiliar" que possui uma classificação de corrente muito inferior à dos grandes contatos de potência do motor, mas é atuada pela mesma armadura que os contatos de potência. O contato auxiliar é freqüentemente usado em um circuito lógico de relé, ou para alguma outra parte do esquema de controle do motor, tipicamente comutando energia CA de 120 Volts em vez da tensão do motor.


Um contator pode ter vários contatos auxiliares, normalmente abertos ou normalmente fechados, se necessário.
Os três dispositivos em forma de "ponto de interrogação oposto" em série com cada fase que vai para o motor são chamados de aquecedores de sobrecarga.
 Cada elemento "aquecedor" é uma tira de metal de baixa resistência destinada a aquecer enquanto o motor desenha a corrente.
 Se a temperatura de qualquer um destes elementos do aquecedor atingir um ponto crítico (equivalente a uma sobrecarga moderada do motor), um contato de interruptor normalmente fechado (não mostrado no diagrama) será aberto. Este contato normalmente fechado geralmente é conectado em série com a bobina do relé, de modo que quando ele abre o relé será desenergizado automaticamente, desligando o poder no motor.

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