terça-feira, 14 de novembro de 2017

Fan-Coil como funciona e suas vantagens

FAN COIL QUAIS AS SUAS VANTAGENS E COMO FUNCIONA
Fan Coil é o equipamento indicado para climatizar grandes ambientes ou locais abertos, onde os climatizadores convencionais não conseguem fornecer refrigeração necessária, pois a potência desses aparelhos não supre as necessidades.

 OS FAN COIL SÃO RECOMENDADOS PARA?
 São recomendados para projetos que demandam uma grande quantidade de cargas térmicas de dissipação, a exemplo de shopping centers, cinemas, prédios comerciais, hospitais, galpões, centros de eventos, bancos, etc. Seu uso é muito indicado para climatização de grandes escritórios, pois eles resfriam tranquilamente um andar inteiro de um prédio mantendo a temperatura dos ambientes uniforme.
Espaços menores como laboratórios, salas de cirurgias e locais que precisem de um sistema forte de refrigeramento de ar também podem ter indicações para a instalação de Fan Coils. O Fan Coil pode até ser recomendado também para instalações residenciais, mas apenas quando o projeto de refrigeração se estender a todos os cômodos da casa.
 COMO FUNCIONA UM FAN COIL?
O sistema de funcionamento do Fan Coil é semelhante ao de um evaporador comum dos sistemas de ar condicionado convencionais, porém, em vez de utilizar gás refrigerante, utiliza água com temperatura controlada e tratada em seu sistema para fazer a climatização.
Para funcionar, o sistema do tipo Fan Coil faz uso de um fluido intermediário, que nada mais é do que água gelada exclusivamente ou misturada com etileno-glicol (o mesmo produto adicionado no sistema de arrefecimento dos carros).
O fan Coil portanto, é uma caixa que tem uma serpentina de cobre/alumínio por onde circula essa água gelada. O ar é direcionado através de um ventilador para o sistema de filtragem e depois para as serpentinas de onde será insuflado até o ambiente.
Quando a água passa pelo Fan Coil, o ambiente é climatizado retirando-se o calor, que é absorvido pela água sendo levado ao chiller, onde ocorre a condensação em uma torre de arrefecimento para resfria-la e retornar ao mesmo ciclo novamente.
Em casos de sistemas menores, a condensação também pode ser realizada por trocadores de calor conhecidos como ar/ar. A água circulante na serpentina do Fan Coil deve estar em temperatura por volta de 7ºC, devolvendo para o chiller com cerca de 12ºC.  
Em resumo, o Fan Coil contém em seu interior uma serpentina de cobre ou alumínio, na qual circula a água, um ventilador dotado de motor e correias que captam o ar do ambiente, conduzindo-o a um sistema de filtros, que depois passa pela serpentina a uma temperatura mais baixa que a do ambiente, onde acontece a refrigeração e a devolução do ar ao ambiente externo, devidamente refrigerado e filtrado. Dependendo do modelo do aparelho e sua capacidade, os dutos podem existir ou o insuflamento pode ser direto.
 QUAIS OS MODELOS E CAPACIDADE TÉRMICA DOS FAN COILS
Os modelos de Fan Coil são variados e a escolha do modelo ideal dependerá do projeto do ambiente e tamanho do local que deverá ser resfriado. Já a unidade externa desses aparelhos é conhecida como Central de Ar Gelada (CAG) e sua estrutura é projetada com mais de um chiller. Sua dimensão pode variar, podendo ser entre um a dezenas de metros quadrados.
As unidades externas dos aparelhos Fan Coils podem parecer com splits, porém, quanto maior o ambiente e a potência, maior será o aparelho. Os Fan Coils de maior capacidade, por exemplo, podem ser tipo Selfs Contained (quando reúnem todas as unidades dentro de um único aparelho).
A capacidade térmica dos Fan Coil são medidas em em TR (1TR corresponde a 12 mil BTUs) e a capacidade mínima desses aparelhos é de 100TR, com exceção dos chamados “Fancoletes”, que são os aparelhos de menor capacidade, as quais variam entre ¾ de TR a 5TR.
 as VANTAGENS NO USO DE FAN COIL
O uso de sistemas de condensação de água, como Fan Coils são vantajosas para locais com grandes dimensões, onde se necessita de maior eficiência energética. Um Fan Coil pode apresentar o dobro de eficiência dos demais condensadores.

Visite nosso site www.renovaclima.com
Somos especialista em consertos de placas eletrônicas de ar condicionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário